O que avaliar num carro seminovo?

Comprar o carro é o sonho de muitos brasileiros, mas o que ninguém quer é que esse sonho vire um pesadelo e o veículo traga muita dor de cabeça, concorda? Como o carro seminovo se firmou como uma grande tendência, por conta da grande diferença de preço, é muito importante saber o que analisar antes de fechar o negócio e cair em um verdadeiro buraco.

Descubra o que avaliar antes de comprar um carro seminovo!

Onde comprar?

O ideal é comprar o carro seminovo em algum lugar que ofereça garantia. Então, é bom procurar uma concessionária de seminovos ou algum conhecido que esteja envolvido na revenda. Assim, você sabe que pode confiar ou, no mínimo, se resguardar caso algo aconteça. Se ainda assim optar pela compra em um lugar desconhecido, não se esqueça de fazer uma checagem ainda mais detalhista e criteriosa.

O que olhar num carro seminovo?

No momento da compra, você pode começar olhando todos os itens de segurança, como o extintor (e sua validade), se o carro tem chave de rodas, macaco, triângulo e qual a situação do estepe. Essa é uma boa maneira de ter uma noção geral. Se você puder, leve o seminovo a um mecânico de sua confiança e verifique esses detalhes:

Óleo

Veja qual é o nível do óleo e qual foi a periodicidade de troca do antigo proprietário. Acredite se quiser, mas essa é uma boa maneira de saber se ele dava atenção aos detalhes do carro ou não. É indicado pedir ainda um histórico sobre a manutenção do veículo.

Pintura

Verifique a situação do veículo durante o dia, com muita claridade. Desse modo, você consegue perceber melhor quais as condições de pintura, revelando possíveis arranhões e batidas.

Lataria

Se ainda quiser checar os danos à lataria, passe a mão pelo veículo e busque imperfeições. Se perceber algo, pontue com o proprietário e peça um abatimento se for ficar com o carro.

Pneus

Olhe como estão os 4 pneus. Se eles estiverem muito desgastados, argumente isso com o dono. Não se esqueça de reparar o nível dos desgastes, afinal, se forem muito diferentes, o veículo pode estar precisando de um alinhamento ou tenha algum problema na suspensão.

Escapamento

Não se esqueça de checar o escapamento — problemas nessa parte do veículo podem pesar muito no bolso. Veja se o carro libera uma fumaça muito densa ou se o óleo derrama — esses são importantes sinais de que está com algum tipo de problema.

Bancos

Observe os estados dos bancos dianteiros e traseiros. Pode parecer bobagem, mas se os bancos traseiros estiverem muito desgastados, o carro pode ter sido usado como Táxi ou Uber, por exemplo. Isso significa que ele já foi muito usado, né?

Embreagem

Para checar a embreagem, veja qual é a altura do pedal. Se ele estiver muito alto ou baixo, pode estar precisando de trocar — esse é outro gasto com alto custo, portanto, tome cuidado!

Documentação

Fazer uma pesquisa na internet para checar a situação da documentação pode ser uma ótima pedida também. Veja se o modelo está em dia quanto aos impostos e as multas. E não se esqueça de olhar se o número do chassi é o mesmo do documento.

Antes de fechar qualquer negócio, não seja levado pela emoção. Tente pensar racionalmente e analisar se a compra é realmente viável ou não.

O que achou das nossas dicas? Agora você tem um parâmetro para levar um carro seminovo para sua garagem com mais segurança, não é mesmo? Compartilhe suas impressões com a gente!

Fonte: https://www.meuusadonovo.com.br/blog/o-que-avaliar-num-carro-seminovo/