Qual a vida útil de um carro usado?

No atual momento econômico do país, muitos brasileiros têm optado por comprar veículos usados, devido aos preços mais acessíveis e pela possibilidade de se adquirir carros completos sem gastar muito. Antes de fechar uma compra, no entanto, muitos consumidores ficam na dúvida se o veículo apresentará problemas em pouco tempo.

O que é importante pensar é que a vida útil de um carro depende de inúmeros fatores e detalhes, entre eles podemos destacar as manutenções e revisões feitas devidamente, a quilometragem e a forma como se usa o carro. Certamente, um carro em que as peças são corretamente trocadas quando apresentam desgaste, terá a sua vida útil prolongada. O mesmo vale para veículos com baixa quilometragem.

Neste post, vamos abordar melhor sobre a vida útil de um carro, mostrando detalhes e informações que devem ser levadas em consideração pelos proprietários. Confira a seguir:

Depreciação

Por mais que todo veículo novo comece a desvalorizar assim que ele sai de uma concessionária, essa desvalorização sofrida varia bastante entre os modelos. Os populares, por exemplo, depreciam muito pouco, já os modelos importados ou luxuosos, a perda de valor pode chegar a mais de 20% em apenas um ano.

A depreciação do carro é um fator crucial para se determinar a sua vida útil, pois quanto maior a perda de valor menor será o tempo que se deve ficar com ele — tenha em mente que quanto maior for a desvalorização, mais difícil será a revenda do veículo e menor o valor envolvido na transação.

Quilometragem

O desgaste sofrido pelo veículo e por seus componentes está diretamente ligado ao tanto que se roda com o carro. Obviamente quanto maior for o número registrado pelo hodômetro mais desgastado é o veículo e maior a probabilidade de que seja necessário trocar peças e componentes. Portanto a quilometragem tem grande impacto na vida útil do veículo, pois ela representa o desgaste sofrido.

Carros com elevada quilometragem também são mais difíceis de serem revendidos e possuem menor valor quando comparados a modelos que apresentam menores números no hodômetro.

Manutenções periódicas

Para garantir que o veículo rode sem maiores problemas é imprescindível realizar corretamente as suas revisões — as manutenções periódicas do carro são de crucial importância para a sua vida útil. Realizando-as corretamente, tem-se maior confiabilidade e durabilidade do veículo. Além disso, ter todas as revisões devidamente registradas no manual faz com que o carro tenha maior valorização no momento da revenda.

Maneiras de prolongar a vida útil do carro

Existem algumas maneiras para prolongar a vida útil de um veículo. Primeiramente, deve-se respeitar o programa de manutenção estipulado pela montadora, ou seja, levar o carro as revisões na frequência certa (como já alertamos no último tópico). Seguindo corretamente as revisões, evitam-se avarias e quebras graves. Além das revisões, os donos devem ficar atentos ao desgaste dos pneus, freios e filtros do veículo.

É importante garantir que o motor tenha maior atenção. Além de levar o veículo às revisões periódicas, deve-se verificar com frequência o nível do óleo e do fluido de arrefecimento. É fundamental também que o proprietário fique atento à presença de barulhos e ruídos ou qualquer sintoma que possa indicar defeitos no motor.

O desgaste sofrido pelo veículo depende principalmente da forma como ele é utilizado. Portando, lembre-se de que a maneira como você cuida do carro impactará na sua vida útil. Por isso, evite trafegar em ruas esburacadas ou estradas de terra em alta velocidade, não force o motor, embreagem ou freios desnecessariamente, procure parar o veículo sempre em garagens ou lugares protegidos.

Agora você conhece formas de como cuidar do seu carro para aumentar a sua durabilidade. Você tinha conhecimento de como a quilometragem, as revisões e forma de uso poderiam impactar na vida útil do veículo? Tem alguma dúvida ou dica para aumentar a vida útil de um carro? Deixe o seu comentário!

Fonte: https://www.meuusadonovo.com.br/blog/qual-a-vida-util-de-um-carro-usado/